Sobre

Quem é o Padre Beto?

Padre Beto (Roberto Francisco Daniel), bauruense, nascido em 1965. Formado em Radialismo (SENAC-SP), em Direito pela Instituição Toledo de Ensino (Bauru), em História pela Universidade do Sagrado Coração (Bauru) e em Teologia pela Universidade Estadual Ludwig-Maximilian de Munique, Alemanha. Nesta última concluiu seu doutorado em Ética. Exerceu o ministério de sacerdote na Diocese de Bauru por 14 anos e em Abril de 2013 foi excomungado pela própria diocese por ter refletido livremente sobre a moral sexual da Igreja. Hoje, continua sendo Padre (mesmo sem o reconhecimento de sua Diocese), é Professor de Filosofia da Faculdade de Direito (ITE), professor de Filosofia nos Cursos de Direito e Administração da Unip-Bauru. Também ministra aulas de Filosofia para o ensino médio e cursinho nos Colégios D'Incao e Infinito (Bauru). Por cinco anos foi apresentador do programa Conexão 96 pela 96 FM e por nove anos foi cronista do Jornal da Cidade (Bauru), foi apresentador da "Mensagem do Dia" na 94 FM e apresentador do programa "Tema Livre" na 94 FM (Segunda a Quarta-feira das 23h à 1h). Foi apresentador do programa “Espaço Aberto” pela Auri Verde todos os Domingos das 22h `a Meia Noite. Atualmente é cronista do Jornal Bom Dia (Bauru), Comercio do Jahu, Impacto (Adamantina), O Regional (Piracicaba), Jornal de Pomp'eia e Gazeta de Botucatu.

O Professor

Ministro aulas porque amo a interação com os acadêmicos e o aprofundamento do conhecimento. No fundo sou um eterno aluno. Ministro aulas de Filosofia na Faculdade de Direito (ITE - Bauru), nos Cursos de Direito e Administração (Unip - Bauru). Além destas sou professor de Filosofia para o ensino médio e cursinho nos Colégios D'Incao e Infinito (Bauru). Para mais informações sobre a minha vida acadêmica consulte a minha Plataforma Lattes no site www.cnpq.br através do nome: Roberto Francisco Daniel. 

Livros

Além das publicações em revistas científicas tenho publicado os seguintes livros: “Sem Medo de Voar – Uma Filosofia para o Cotidiano (Ed. Nobel), “Faça Uma Revolução Possível – Uma Filosofia para a Transformação” (Ed. Nobel - www.editoranobel.com.br) e “Um Coração Sábio e Inteligente – Autodescoberta através do Cinema” (Ed. Idea - www.ideaeditora.com.br). "Verdades Proíbidas - Ideias do Padre que a Igreja não conseguiu calar" (Ed. Alto Astral) http://verdadesproibidas.com.br/ 

Todos são livros de crônicas (afinal me assumo como cronista) que falam sobre diversos aspectos da vida humana, mas sempre na perspectiva da Ética. O ultimo livro “Um Coração Sábio e Inteligente” possui como diferencial o cinema. Nesta obra fiz uma pesquisa sobre a nova safra de filmes nacionais, selecionei aqueles que achei melhores e de cada um desenvolvi reflexões éticas. Desta forma, o leitor tem contato com as idéias registradas no livro e o convite para aprofunda-las através dos filmes

Na Rádio

Durante cerca de 5 anos fui apresentador do programa "Conexao 96" pela 96 FM. O programa ia ao ar todos os domingos das 22h as 00h e tinha como obejtivo discutir diversos temas sempre com dois convidados. Durante um ano fui apresentador do programa “Tema Livre” que vai ao ar pela 94 FM, de segunda a quarta-feira, das 23h às 1h.

Também fui responsável pela “Mensagem do Dia” que foi ao ar, por dois anos, logo após o programa de jornalismo da manhã, o “Informasom”, pela 94 FM.
Apresentei o programa “Espaço Aberto” pela Auri Verde (www.auriverde.am.br) todos os Domingos das 22h `a Meia Noite durante dois anos e meio. O programa tinha como objetivo ser um espaço democrático de interação direta com o ouvinte. Assim, quem fazia o programa era o próprio ouvinte que por telefone colocava um tema para ser discutido conosco.

No Jornal

Todas as terças-feiras é publicado um artigo meu no Jornal “Bom Dia” (Bauru). Também escrevo toda a semana para os jornais “Gazeta de Botucatu” (Botucatu-SP), “Impacto” (Adamantina-SP), Jornal Comércio do Jahu (Jaú-SP) e o Jornal "O Regional" http://www.jornaloregional.jor.br/ (São Pedro, Águas de São Pedro, Charqueada, Ipeúna, Piracicaba, Santa Maria da Serra, Torrinha e Brotas).

Na Igreja

Todos os domingos celebrava as missas das 10h30 na Paróquia de Santo Antônio (Bela Vista) e das 19h na Paróquia de São Benedito (Vila Falcão).

Contribuia semanalmente como articulista para o Conselho Nacional do Laicato do Brasil do Regional Sul I (CNLB Regional Sul I), através do site: http://www.cnlbsul1.com.br No dia 29 de Abril de 2013 foi excomungado pela Diocese de Bauru por não obedecer a seu bispo, pois este exigiu que pedisse perdão por ter refletido sobre a moral sexual da Igreja nas redes sociais.

Redes Sociais

Estou presente em algumas redes sociais. No facebook tenho uma página PadreBeto Bauru (https://www.facebook.com/PadreBetoBauru), além do perfil “Beto Daniel” (facebook.com/padrebetodaniel) e no twitter “betopadre”. Procuro todos os dias provocar as pessoas com palavras que as levem refletir sobre a vida e seus comportamentos. É um exercício que procuro fazer também para mim mesmo, ou seja, não deixa de ser uma auto-provocação.

voltar